Calor


      Quando falamos de calor, podemos associar a esta palavra sensações desconfortáveis ou confortáveis do dia a dia, por exemplo, o calor que sentimos em um dia extremamente ensolarado ou o calor de uma cama em uma noite fria são exemplificações dessas sensações. Mas, poucas pessoas demonstram facilidade em dar uma resposta à pergunta: O que é o calor?
      A ideia de calor usada pelas pessoas comuns está muito relacionada com o senso comum de quente e frio, porém, na Física Calor é uma forma de energia que transita de uma região a outra que apresentam entre si diferenças de temperaturas, ou seja, o calor é uma forma de energia em trânsito que sempre migra de uma região de maior temperatura para um de menor temperatura. Por este motivo um objeto que está diante de um forno ou está exposto ao Sol aumenta sua temperatura, pois o calor migra do corpo de maior temperatura para um de menor temperatura, elevando sua temperatura.

Calor ou energia térmica é uma forma de energia em trânsito.

      O calor é uma grandeza Física que igualmente a outras pode ser quantificada, isto é, pode ser medida e como qualquer outra grandeza que pode ser medida o calor possui sua própria unidade de medida, Joule (J) ou Caloria (Cal). Desse modo, se dois corpos, A e B, possuem temperaturas diferentes, podemos dizer que uma determinada quantidade de calor igual a 150 J ou 627 Cal foi transferida do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
 Imagem relacionada

A troca de Calor e a variação de temperatura

      Uma consequência do fato de um determinado corpo receber ou perder calor é a variação de temperatura, ou seja, se um corpo qualquer corpo receber calor de alguma fonte sua temperatura aumenta, mas se houver perda de calor sua temperatura será reduzida, assim, a temperatura de um objeto depende da quantidade de calor que ele recebe ou perde.
      Essa variação na temperatura do corpo depende das características do corpo, pois de acordo com a substância de que seja feito o objeto ele poderá se aquecer com mais facilidade ou dificuldade. Por exemplo, se fornecermos uma quantidade de calor igual 1000 calorias para um objeto feito de alumínio e a mesma quantidade de calor para um outro objeto feito de vidro, veremos que o objeto feito de alumínio terá um aumento de temperatura mais considerável que o de vidro. Isto ocorre devido ao calor específico (c) que é uma constante que depende do tipo de material que compõe o material. Para o exemplo anterior temos que o calor específico do alumínio é 0,217 cal/g.⁰C e para o vidro 0,200 cal/g.°C. Como o calor específico do alumínio é maior que o do vidro vemos que o alumínio se aquecerá mais facilmente que o vidro quando receber calor, ou ele resfriará mais facilmente quando perder calor. Portanto, o calor específico é o responsável por determinar o quanto um corpo irá variar sua temperatura em processos de trocas de calor.
      Sabendo disso, podemos relacionar a variação de temperatura, a massa e o calor específico para encontrar a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de um corpo por meio da equação a seguir: 
Resultado de imagem para trocas de calor equação do calor especifico


Comentários

Postagens mais visitadas