Tensão Superfícial

     Sabe-se que objetos mais densos que a água afundam quando colocados nela. Objetos como aço, ferro, entre outros, são mais densos que a água por esse motivo não conseguem flutuar nela como a madeira, o isopor, papel e outros materiais que são menos densos que a água.
 
     No entanto, há uma maneira de fazer objetos mais densos que a água flutuar em sua superfície. Para fazer isso, devemos usar um fenômeno chamado Tensão Superficial.

     Este fenômeno ocorre em líquidos e faz com que a camada mais externa dos líquidos comporte-se como uma película elástica.

     Isto acontece devido às forças intermoleculares. Cada molécula da água exerce força e sofre a ação de outras forças de outras moléculas. Entretanto, as moléculas presentes na superfície são atraídas para o interior do líquido pelas outras moléculas no interior, ou seja, a tensão superficial é devido ao desequilíbrio de forças entre moléculas da superfície com as do interior do líquido. As moléculas que estão no interior interagem entre si, exercendo forças umas sobre as outras mas a resultante das forças é nula. No entanto, as moléculas superficiais interagem muito mais intensivamente com as moléculas internas resultando em uma força total atrativa para o interior do líquido.  Isto provoca a formação da membrana na superfície.
      Então, graças a esse fenômeno podemos por pequenos objetos sobre a superfície da água ou de outros líquidos como mostram as imagens abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas